quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mais coisas gostosas do Yoga do riso


Hasya significa sorrir, rir e gargalhadas.
Hasya yoga tornou-se portanto yoga do riso, parece brincadeira e até motivo de riso mas na realidade é muito sério. Tão sério que na Índia desde 1999 formaram-se várias associações e clubes de riso e hoje está pelo mundo fora.
Os membros reúnem-se para rir durante períodos que duram em média uma hora. Quem criou este método foi o médico indiano Dr. Madan Kataria em 1995. É um método único de uma enorme simplicidade, divertido e terapêutico. É rir por nada e de nós próprios.
É inspirado em técnicas de yoga mais especificamente pranayamas. Se você está com dúvidas que rir é o melhor remédio o Dr. Kataria não tem nenhuma, segundo ele esta prática do riso passa progressivamente de um exercício de sons HO HO HA HA HA para outros tipos de risos. Cada riso tem um tempo médio de duração de 45 segundos e é seguido de exercícios de respiração e alongamentos.
No repertório há vários tipos de riso. Normalmente tudo aquilo que nos causa stress transforma-se em exercício de riso.
Yoga do riso deve ser praticado regularmente para se sentir os benefícios.
Melhora a musculatura abdominal e ajuda a tonificar o sistema digestivo. Aumenta a pressão arterial e os batimentos cardíacos o que ajuda a tonificar o sistema circulatório. Melhora o sistema respiratório pela utilização da plena capacidade pulmonar. Aumenta a auto estima, melhora a qualidade de vida e fortalece o sistema imunitário. Libertamos endorfinas através do riso. Criamos um espírito de grupo e um olhar mais positivo em relação à vida.
O nosso principal objectivo é a paz mundial. Pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade condição física ou mental. Pode-se praticar em ambientes fechados ou ao ar livre. A principal função de uma sessão de riso é passar do sistema simpático ao sistema parasimpático. È uma nova forma de estar na vida aprendemos a transformar as emoções.
Yoga do riso é um convite à paz !

Sem comentários:

Enviar um comentário