sábado, 28 de janeiro de 2012

A Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger

Muitas crianças com Síndrome de Asperger não são diagnosticadas como tal



São muitas vezes referidas, pela família e professores, como estranhos, excêntricos, originais, diferentes, extravagantes ou esquisitos.
A Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação neuro-comportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento. É uma forma de autismo, uma condição que afecta o modo como uma pessoa comunica e se relaciona com os outros. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.
Entre as características mais comuns destaca-se:
- Dificuldade no relacionamento social / Défice de comportamento social
- Dificuldade no pensamento abstracto
- Interesses limitados e especiais
- Comportamentos rotineiros ou repetitivos
- Peculiaridade do discurso e da linguagem
- Interpretação literal da linguagem
- Dificuldade na comunicação verbal e não verbal
- Dificuldade na empatia
- Hipersensibilidade aos estímulos sensoriais
- Descoordenação motora
Como consequência destas dificuldades as pessoas com Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas. Esta atitude prejudica ainda mais a sua relação com o outro. No entanto, têm problemas de linguagem em menor escala do que as classificadas como autistas, falam mais fluentemente e não têm dificuldades de aprendizagem tão marcadas. As pessoas com SA - os “aspies” (diminutivo carinhoso utilizado para designar as pessoas com Síndrome de Asperger) têm normalmente inteligência (Q.I.) média ou mesmo acima da média. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 pessoas com a Síndrome de Asperger afectando maioritariamente os rapazes.

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